PROJETOS
PRODETER AQUICULTURA
Projeto Piloto Propriedade Produtiva

O projeto Propriedade Produtiva é uma iniciativa da Prefeitura Municipal, através da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Agrário e tem por finalidade desenvolver um conjunto de ações e de atividades que venham impulsionar o desenvolvimento econômico, social e ambiental das comunidades rurais; o projeto é está assentado em EIXOS PRODUTIVOS que, mesmo funcionando de forma independentes, se complementar em suas ações e resultados. Contempla os eixos seguintes:
-
Produção de ração para animais - cultivo de sorgo forrageiro e renovação de pastagens;
-
Produção de tubérculos - cultivo de mandioca, macaxeira e batata doce; -Consórcios - cultivo de fava & milho não transgênico, de urucum & outras alimentares;
-
Melhoramento genético e sanidade dos rebanhos: bovinos, ovinos e caprinos;
-
Apoio e incentivo a Piscicultura e a Caricnicultura;
-
Apoio e incentivo a criação avicultura caipira - produção ovos e de carne;
-
Consórcio frutiovinocultura - animais & frutíferas; Apoio e estimulo à comercialização e ao associativismo & cooperativismo e; -Foco nas parcerias e nos Arranjos institucionais.
PLANO DE AÇÃO TERRITORIAL - AQUICULTURA - Piscicultura + Carcinicultura - Território Agreste Paraibano


PROJETO DE MELHORAMENTO GENÉTICO E SANITÁRIO DE RUMINANTES
O melhoramento animal é a atividade envolvida no processo contínuo de criação, seleção e
reprodução dos animais domésticos, tem como objetivo básico alterar as características dos animais produzidos na geração seguinte, na direção desejada pelo homem. O melhoramento da produção animal pode ser obtido, então, pelo melhoramento do ambiente, por meio de mudanças nos manejos nutricionais, sanitários e reprodutivos e pelo melhoramento genético, que pode ser realizado por meio de seleção, sistemas de acasalamento e cruzamento.
Objetivo Geral:
Desenvolver e viabilizar a pecuária como atividade de importância econômica e social, buscando a estruturação das cadeias produtivas para gerar renda as famílias rurais.
Objetivos Específicos:
Desenvolver políticas públicas para atendimento as demandas do setor;
Promover a capacitação dos elos das cadeias produtivas;
Estabelecer parcerias visando o desenvolvimento do setor;
SABERES BÁSICOS SOBRE CULTURA DA MANDIOCA E
A EXPERIÊNCIA DO MUNICÍPIO DE MARI-PB E REGIÃO
A mandioca é uma planta de origem brasileira. A sua cultura é das mais antigas e tradicionais. Já era cultivada pelos índios, por ocasião do descobrimento do Brasil. Continua sendo explorada em todo o território brasileiro, em todos os países sul e centro-americanos e nas Antilhas.
Em outras regiões do mundo, de clima tropical e subtropical, cultivam igualmente a mandioca, principalmente em Java, nas Filipinas, no Ceilão, na Tailândia, em grande parte da África e em Madagascar.
A lavoura emprega cerca de dois milhões de pessoas considerando toda a cadeia produtiva (MDA, 2005).
Produzida em praticamente todo do Brasil, a mandioca vem ganhando espaço na gastronomia.
Em restaurantes de São Paulo a tapioca, servida de diversas formas, vem ganhando espaço. Essa demanda tem impulsionado os preços do produto.
Atualmente, a Nigéria é o maior produtor mundial de mandioca e os países africanos se destacam nas exportações da raiz.